dezembro 09 2019

Alunos do curso de Direito da Faculdade Batista Brasileira participam de Júri Simulado no Fórum da Família

Os alunos do curso de Direito da Faculdade Batista Brasileira (FBB), participaram no dia 29/11 às 8h, do Projeto Júri Simulado, realizado no Fórum da Família, situado na Rua do Tingui, SN, Nazaré, Salvador, BA.

O Projeto Júri Simulado FBB está na sua XXI edição e serve de método avaliativo para os estudantes do 8º semestre, integrando a proposta pedagógica do curso. O projeto sob a coordenação científica do professor Marcelo Duarte¹, visa apresentar ao bacharelando em Direito da FBB uma formação técnica-científica e, ao mesmo tempo crítica e profissionalizante, ao contextualizar a realidade do exercício da Advocacia, bem como dos demais sujeitos processuais junto ao procedimento criminal especial do Tribunal do Júri.

“A partir desse contato com a instituição do Tribunal do Júri, os estudantes, poderão atender melhor as demandas da sociedade na seara criminal, visto que no procedimento do júri a interdisciplinaridade, será o maior desafio dos discentes que integram o projeto, pois somente com a utilização plena de todos os institutos da ciência jurídica e o conhecimento de outros ramos do saber, vide; sociologia, psicologia, história, filosofia, música, literatura, poesia, dentre outros, o verdadeiro profissional poderá exercer com qualificação suas atividades após concluir sua formação acadêmica”. Destaca a coordenadora do curso de Direito Renata Brandão.

Nesta edição os alunos realizaram o Júri Simulado baseado no filme “O ódio que você semeia”. “O Júri Simulado é uma oficina prática, onde as experiências acadêmicas refletem discussões jurídicas que enriquecerão os alunos quanto à função social do jurista no julgamento dos crimes dolosos contra a vida, na modalidade tentada ou consumada” reforça prof. Marcelo Duarte.

¹ Professor Marcelo Duarte – Especialista em Direito Criminal, Tribunal do Júri e Processo Administrativo Disciplinar. Advogado Criminalista, Coordenador do Núcleo criminal. Professor de Processo Penal da Faculdade Batista Brasileira, Especialista em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Cândido Mendes, Especialista em Medicina Legal e Ciências Forenses – UNILEYA, Especialista em Psicologia Jurídica – FAVENI, Coordenador de Projetos Institucionais, Doutorando em Direito pela Universidad Nacional de Lomas de Zamora, membro da Defensoria do TJD/BA, Autor de Livros de Direito Penal.