Biblioteca

“Informação e conhecimento: necessidades do presente, sempre”. ACCC

HomeBiblioteca

Infraestrutura

A Biblioteca Central Professor Abel Gomes do Amaral da Faculdade Batista Brasileira (FBB) é uma biblioteca universitária cuja missão é prover a sua comunidade acadêmica de informações técnicas, científicas e culturais, atendendo às necessidades de ensino, pesquisa e extensão, adotando modernas tecnologias para o tratamento, recuperação e transferência da informação; selecionando, analisando, organizando, armazenando, disseminando e recuperando informações, apoiando os programas de ensino e pesquisa, nas áreas do conhecimento das Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e afins, participando das atividades relacionadas com a política de informação existente no país.

O seu acervo é composto de canais formais, como são geralmente chamadas as publicações com divulgações mais amplas como as monografias: livros, folhetos, dissertações, teses, obras de referência e obras raras; periódicos nacionais e internacionais; e canais informais como os anais de congresso; materiais especiais, como os materiais cartográficos: mapas e atlas; fitas de vídeocassetes, e arquivos de dados legível por máquina: softwares, disquetes, e-mails, sites, CD-ROMs e DVDs, normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), contribuindo para o controle de qualidade, e outros, nas áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas: Filosofia, Teologia, Sociologia, Ética, Psicologia, Artes, Educação, Direito, Administração, Línguas, Linguística, Literatura, Ciência da Informação, Contabilidade, Gastronomia e demais áreas de suporte para os cursos existentes.

Facilitadora do ensino, daí parte idéias e linhas de pesquisas, fornecendo o material bibliográfico para o corpo docente, discente e técnico-administrativo, atendendo, também à comunidade externa para consulta local, preservando o conhecimento da civilização. O usuário tem acesso a uma enorme variedade de oportunidades de aprendizagem.

A Coordenação da Biblioteca conta com profissional habilitado na área, Bibliotecária com registro definitivo no Conselho Regional de Biblioteconomia, com cursos de pós-graduação Lato Sensu: “Metodologia do Ensino da Biblioteconomia”, “Redes de Informação: navegando pela Internet” e “Metodologia da Educação Superior com Ênfase em Educação e Novas Tecnologias”, além de ser especialista em Microisis (software de gerenciamento de informações com o qual implantou a automação da Biblioteca do CESBB, em 1999, como autora e executora do projeto, que é a atual Biblioteca Professor Abel Gomes do Amaral da FBB. É especialista em Biossegurança e participação ativa em Projeto de Produção Limpa / SESAB / TECLIM / UFBA [Responsabilidade Social na Empresa]. Editora Executiva dos periódicos eletrônicos da FBB.

A Biblioteca é uma unidade integrante da Instituição, considerando-se os grandes desafios que as IES enfrentam para cumprir sua missão técnico-científica, face à globalização, que a ela compete:

  • adquirir o material bibliográfico de acordo com a grade curricular necessária;
  • registrá-lo, organizá-lo de maneira sistemática e disponibilizá-lo para recuperações de informação, armazenadas através computador;
  • preparar fisicamente os documentos para o empréstimo, disponibilizando-os aos usuários;
  • preparar as atividades de disseminação seletiva de informação como sumários correntes, alertas bibliográficos ou listagens de novas aquisições para os usuários e/ou via e-mail para os docentes;
  • compilar estatísticas e formulários usualmente utilizados para a coleta desses dados, tendo em vista o relatório anual;
  • conservar e restaurar os documentos;
  • realizar rotinas semestrais de inventário do acervo;
  • propiciar a utilização dos recursos informacionais existentes, dando treinamento aos usuários, indicando novos caminhos para o encontro de novas informações, promovendo e colaborando com a “sociedade da informação”;
  • implementar novas estratégias de atuação, acompanhando o processo de globalização e as exigências relativas à competitividade entre as organizações, avançando na construção de uma verdadeira “sociedade da informação”.

A Biblioteca funciona de segunda-feira a sexta-feira, no horário de 7h às 22h, aos Sábados, de 8h as 12h.

Aviso

A Biblioteca do Colégio Batista Brasileiro (CBB) está à disposição dos alunos da FBB, para estudos em grupos e conversas informais, no horário de 16h às 20h, de segunda-feira a quinta-feira, semanalmente, dando mais oportunidade de manter o silêncio na Biblioteca FBB e tranquilidade a quem precisa estudar individualmente.

O acervo está armazenado segundo o tipo de material:

  • coleção de monografias: livros, monografias, dissertações, teses, folhetos, Congressos, Relatórios;
  • coleção de periódicos: revistas, jornais, boletins;
  • coleção de Referência: dicionários, enciclopédias, vocabulários, normas;
  • coleção de Obras Raras – obras antigas e publicações esgotadas;
  • coleção de materiais especiais: Fitas de vídeo, disquetes, DVD, mapas e outros.

Livros: formação específica e geral

A política de formação do acervo é levada em consideração às recomendações do MEC e dos Professores e Coordenadores de Cursos da IES, quanto às bibliografias básicas e complementares das disciplinas estabelecidas, segundo ementários das matrizes curriculares que compõem os cursos, conforme projeto pedagógico, se adequando em quantidade, pertinência, relevância acadêmico-científica e atualização, além de receber sugestões viáveis, de alunos ou frequentadores da Biblioteca.

O acervo dispõe de autores clássicos de cada área, tanto nacionais como estrangeiros e publicações recentes, além de dispor de bibliografia em áreas correlatas, servindo de apoio às pesquisas dos usuários.

A Biblioteca dispõe, no seu acervo, de obras de Referência, de caráter geral, como dicionários, dicionários técnicos, enciclopédias e materiais especiais, que dão suporte aos Cursos.

Dispõe, também, de livros de lazer como romances, recebidos como doação, além do acervo histórico, por doação, incluindo obras de todas as áreas.

Periódicos – formação específica

Os periódicos, de cada área específica, adquiridos por compra, são indicados pela Coordenação de cada curso.

Encontram-se relacionados em Catálogo impresso, para a consulta dos usuários da Biblioteca e disponíveis em Intranet, nos quatro quiosques no interior da Biblioteca, disponíveis na base BIBLIOS.

São bem vindas as publicações, por doação, nas áreas específicas citadas acima.

Qualidade da Catalogação e Disposição do Acervo de Periódicos

Ao dar entrada na Biblioteca, os livros são carimbados, registrados e preparados para empréstimo.

É utilizada para a representação descritiva, a catalogação através o Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2) para todos os documentos, materiais bibliográficos e não bibliográficos a serem inclusos no acervo, o qual fixa normas para descrição de todos os elementos que identificam uma obra: autor, título, assunto, além de outros dados descritivos essenciais para a identificação da obra, visando sua posterior recuperação, e as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O produto final nas listagens é apresentado em formato de referência bibliográfica da ABNT.

O sistema de Classificação Bibliográfica utilizada para controle do acervo é a Classificação Decimal Universal (CDU), que consiste em uma tabela de assunto que dá um número a cada assunto, objetivando a organização física do acervo, servindo como um guia para a localização física do documento às estantes. É usada também a Tabela PHA para a identificação do número de autor, objetivando a construção da notação e localização do documento na estante.

Para a representação temática [indexação de assuntos] é consultado a Lista de Cabeçalho de Assuntos do IBICT, dicionários técnicos, além de Tesaurus pesquisados na Internet, nas áreas de conhecimento da IES: Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas etc.

Os livros são tombados no software Biblios, atualmente sob a responsabilidade da empresa TOTVS.

Os periódicos adquiridos por compra são registrados no sistema automatizado Biblios e em ficha Kardex [digitada]. São disponibilizados na estante por ordem alfabética de título, dentro dos grandes assuntos, tomando por base a Classificação Decimal Universal [1 Filosofia, 2 Teologia, 34 Direito, 37 Educação etc]. A Biblioteca dispõe de títulos nacionais e internacionais de periódicos e jornais e revistas de grande aceitação como: A Tarde, Folha de São Paulo, Veja, Exame, e principais títulos específicos de cada área.

A Biblioteca foi, inicialmente, automatizada com o software Microisis CDS/ISIS, desenvolvido pela UNESCO. Atualmente, o acervo da Biblioteca Central Prof. Abel Gomes do Amaral está sendo gerenciada pelo software RM Consiste Educacional adquirido pela empresa TOTVS, integrado ao sistema RM-Biblios, sistema informatizado de gerenciamento de bibliotecas. O Biblios contempla as principais funções de uma biblioteca, funcionando de forma integrada da aquisição ao empréstimo. Esse sistema foi implantado na arquitetura cliente/servidor, com interface gráfica, utilizando o banco de dados SQL Server, instalado no Servidor. O Biblios é um programa de sistema interligado permitindo que as informações dos usuários cadastrados na Secretaria Acadêmica ou no Setor de Recursos Humanos da IES sejam disponibilizados, automaticamente, nos demais setores da Instituição: Secretaria Acadêmica, Recursos Humanos, Setor Financeiro e Biblioteca, facilitando a detecção das pendências dos usuários nesses setores, e vice-versa.

Funções do sistema Biblios

Apresenta em suas funções:

  • consulta rápida ao acervo conforme critérios definidos pelo usuário;
  • todo o acervo com códigos de barras, facilitando a leitura no momento do empréstimo e devolução do documento;
  • geração automática das etiquetas para identificação dos exemplares;
  • geração automática de carteirinhas com código de barras para clientes;
  • controle de livros, fitas de vídeo, CDs, DVDs, arquivos digitais, disquetes, dissertações, documentos, periódicos, slides, teses, fotografias etc;
  • controle automático de multas por atraso na entrega do exemplar (em dias ou horas);
  • estatísticas de empréstimos identificando os exemplares mais solicitados;
  • parametrização das formas de entrada e saída/devoluções de exemplares;
  • controle da situação dos usuários, com emissão de relatório de movimentação;
  • controle de reservas e de disponibilidades, inclusive via internet.

A disponibilidade de acesso a dados da biblioteca também é um dos pontos fortes do software. O cadastro do aluno na biblioteca, por exemplo, é feito a partir do momento em que ele realiza sua matrícula, facilitando assim, seu aos serviços da Biblioteca FBB, além de disponibilizar informações sobre atrasos e reservas de exemplares.

A Biblioteca conta com rede local, intranet, composta com quatro computadores, no quiosque, onde são disponíveis o acervo para consulta dos usuários, onde visualiza se o documento pretendido se encontra disponível ou indisponível.

A consulta à Internet é feita no Laboratório de Informática da IES, que dispõe de 50 computadores.

Ao corpo docente, discente e visitantes:

  • Consulta local
  • Empréstimo de livros e consulta a periódicos. Empréstimo de periódicos, existindo mais de um exemplar na Biblioteca.
  • Pesquisa bibliográfica in loco (bases de dados bibliográficas) e virtual (ciberespaço)
  • Normalização de trabalhos acadêmicos, artigos de periódicos e publicações, desenvolvidas pos alunos e professores, quando a editoria for da Instituição.
  • Catalogação na fonte (ficha catalográfica) para trabalho de Conclusão de Cursos,
  • Treinamento de usuários para acesso às bases de dados da Biblioteca.
  • Treinamento de funcionários.
  • O acesso à Internet dá-se no laboratório de informática da Instituição, onde são disponíveis 50 computadores.

A Biblioteca trabalha diretamente com o Centro de Pesquisas Pós-Graduação e Extensão (CEPPEX) e com a Diretoria Acadêmica da Faculdade Batista Brasileira, na divulgação da produção acadêmica, através trabalhos técnicos-científicos.

A Bibliotecária Coordenadora é responsável pelo Projeto Editorial atual, faz parte da Comissão Editorial das publicações virtuais e é Editora Gerente dos periódicos virtuais da IES, no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) / IBICT, em implantação. Os periódicos da instituição são registrados no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Os periódicos eletrônicos são disponíveis no site da instituição, no link PUBLICAÇÕES. São eles:

Maiêutica: revista de Filosofia, Salvador, v. 1, n. 1, 2002. ISSN: 1676-9155 (Impressa).

São periódicos eletrônicos:

DOMUS ON LINE: revista de teoria Política, Social e Cidadania, ISSN: 1807-7080, a partir de 2004.

MAIEUTICA DIGITAL: revista de Filosofia e Ciências Afins, ISSN 1981-0229, início em 2006.

REGER VIRTUAL: revista de gênero e Religião. ISSN 1981-5832, início em 2007.

A Biblioteca disponibiliza, também, no link PUBLICAÇÕES, também em PDF, Manuais Acadêmicos, de autoria da Bibliotecária Coordenadora, estruturados segundo as atualizações das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Disponíveis aos graduandos e todo o alunado da FBB, visitantes e interessados na apresentação de trabalhos técnico-científicos. São eles: Manual Prático para Apresentação de Relatório de Estágio Supervisionado [2005; 2. ed. rev. e aum. 2006, 2009 e 2012]. Projeto de Pesquisas: estruturação e normalização: manual prático (2009, 2011, 2012) e Qualificando trabalhos acadêmicos: manual de normalização de monografias, dissertações e teses (2011, 2012).

A biblioteca, também é a responsável pela normalização dos Anais eletrônicos oriundos das informações geradas dos Seminários de Produção Científica, Seminários Interdisciplinares e Seminários Transdisciplinares.

Para a Disseminação Seletiva da Informação (SDI) são compiladas listagens de novas aquisições; o Alerta Bibliográfico (Semestral) e Sumários Correntes dos Periódicos.

Consulta ao acervo

Utilização do acervo para docentes, discentes, pessoal técnico-administrativo e visitantes. O acervo tem acesso livre, apenas para os docentes.

O livro de consulta fica disponível, no recinto da Biblioteca, por um período de três (3) horas, sujeito à cobrança automaticamente de multa, mediante a não devolução no tempo acima estipulado, para todos os usuários.

As obras de Referência da FBB são de uso pontual e recorrente, como geralmente são chamadas de obras de consulta. Não estão disponíveis ao empréstimo a domicílio. Podemos citar os dicionários de língua, ou comum; especializados ou temáticos, e bilíngües; enciclopédias gerais e temáticas, ou especializadas, vocabulários e manuais.

O livro muito consultado e que tenha apenas um exemplar na Biblioteca não poderá ser emprestado a domicílio.

As Obras Raras ocupam lugar de destaque na Biblioteca, são disponíveis para consulta in loco.

A Biblioteca dispõe de 02 salas para estudo em grupos, 11 cabines para estudos individuais, 01 sala de vídeo e um salão de leitura, com 89 assentos, além das salas da Coordenação e Processamento Técnico.

A Biblioteca é aberta à Comunidade, para consulta local.

A Biblioteca dispõe do Regimento Interno e do Regulamento para empréstimo de documentos.

Para ser USUÁRIO da Biblioteca, o interessado deverá estar matriculado e/ou registrado no Setor de RH na instituição, sendo automaticamente identificado através base Biblios, na Biblioteca.

A consulta local ao acervo da Biblioteca será permitida apenas para os Docentes. Os demais usuários e funcionários da instituição não terão esta oportunidade. A Biblioteca dispõe de listas por assuntos e base de dados [Biblios] disponíveis nos quiosques, que disseminam os documentos existentes.

O usuário [docente ou discente] ao entrar na Biblioteca, deverá assinar o livro de frequência/ocorrência, para estatística mensal, anualmente exigida pelo MEC.

O empréstimo a domicílio é disponível para alunos, que terão direito a levar 3 (três) livros para o domicílio, desde que não sejam do mesmo assunto, e deverá ser por 7 (sete) dias e pó dera, consultar um livro na Biblioteca, com devolução prevista após 3 (três) horas, e renovação, se não tiver sido solicitado por outro usuário. A não devolução na data prevista deverá ocorrer em multa.

A não devolução do livro e o não pagamento de multa acarretará em suspensão no uso dos serviços da Biblioteca. A multa pendente deverá ser corrigida diariamente, até o dia do pagamento.

Os professores poderão levar 5 (cinco) livros para o domicílio e terão o prazo de 10 (dez) dias para a consulta; a não devolução no prazo, estarão sujeitos a multa, ao dia.

Pessoal técnico-administrativo 2 [dois] livros em domicílio e 2 [dois] dias úteis para a devolução.

A não devolução está sujeito à cobrança de multa, automaticamente pelo Sistema Biblios.

É vedado o empréstimo de documentos à comunidade externa, a consulta é interna.

Para o usuário levar um livro emprestado é necessário que ele esteja em dias com a devolução de outros.

Apenas os professores têm acesso ao empréstimo domiciliar de periódicos e multimeios: CD e DVD (manualmente), aos demais usuários, a consulta é local.

O usuário que extraviar ou danificar o bem tomado como empréstimo ou consulta [livros, revistas ou vídeos] ficará suspenso dos serviços da Biblioteca e deverá substituí-lo por um idêntico ou pagar seu valor atualizado.

As obras de REFERÊNCIA, como: enciclopédias, dicionários, catálogos, periódicos e outras, não estarão disponíveis para empréstimos a domicílio, mas poderão ser consultadas na Biblioteca.

Os periódicos poderão ser emprestados, apenas se existirem em duplicatas, manualmente, pois o sistema não libera o empréstimo.

As BÍBLIAS poderão ir para sala de aula, desde que sejam devolvidas no mesmo dia. Não estarão disponíveis para empréstimo a domicilio. A não devolução acarretará em multa diária.

Os usuários poderão reservar livros que estejam emprestados, de acordo com a data de solicitação da reserva, que será de 24 horas. O livro devolvido, mas que esteja na lista de reserva não será renovado. O usuário interessado na renovação deverá entrar na lista de reserva.

O usuário que extraviar ou danificar o bem tomado como empréstimo ou consulta [livros, revistas e vídeos], ficará suspenso dos serviços da Biblioteca e deverá substituí-lo por um idêntico ou edição atualizada, ou pagar seu valor atualizado, e deverá pagar a multa correspondente ao período.

O usuário [docente, discente funcionário ou visitante] ao entrar na Biblioteca, deverá assinar o livro de freqüência/ocorrência, para estatística mensal, anualmente exigida pelo MEC.

O material bibliográfico deverá ser retornado à Biblioteca no dia estipulado, estando sujeito à cobrança de multa, automaticamente pelo Sistema Biblios, ou manualmente, se emprestado através ficha.

É facultado aos docentes e discentes colocarem publicações na reserva por 24 horas, podendo ser consultadas enquanto permanecerem na Biblioteca.

O livros devolvido, mas que esteja na lista de reserva não deve ser renovado. O usuário interessado deverá entrar na lista de reserva.

A Biblioteca dispõe do serviço de reprografia, fora do âmbito da Biblioteca.

O usuário poderá fazer uso do Sistema Biblios, para identificação de documentos existentes na Biblioteca, através dos quatro quiosques no recinto da Biblioteca.

Solicitação de Artigos Técnico-Científicos ou outros meios de informação serão acatados.

A Biblioteca está se filiando a Sistemas e Redes de Informação Nacionais no sentido de compartilhar Serviços com o Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia (IBICT), que disponibiliza através do Catálogo Coletivo Nacional (CCN) o acesso aos acervos de periódicos das bibliotecas brasileiras; facilita a obtenção de cópias de artigos, de teses e outros materiais, através do COMUT on-line.

Para a ocupação das Salas de Grupo os interessados deverão agendá-las em livro específico, e deverão ser ocupadas por mais de um usuário, por um período de uma hora. Não será permitida a ocupação da sala por apenas um usuário, ou renovação de horário pelo mesmo grupo.

Faz parte da política de qualidade da FBB, e principalmente da Biblioteca, a ampliação frequente do ser acervo, sempre atendendo à matriz curricular pedagógica e informações demandadas por seus usuários, pois todo objetivo está voltado para o engrandecimento tanto de informar como o de ampliar os conhecimentos dos discentes e docentes.

Através do ciberespaço, os usuários também estão conectados a uma ampla variedade de recursos informacionais, resolvendo suas demandas, consultando artigos eletrônicos ou e-books, obras de referência on line, e outros.

Futuramente, os serviços de desenvolvimento de coleções e aquisição terão grandes transformações. Teremos a integração crescente das fontes eletrônicas aos acervos e serviços existentes à distância.

A Biblioteca dispõe de pontos de acesso nos quais o próprio usuário consulta seu notebook para acessar a informação, consultando artigos armazenados em arquivos eletrônicos e a divulgação de trabalhos, diretamente na Internet. No mundo atual, o conhecimento é a moeda que determina a riqueza das nações e se transforma na chave para o nível de vida das pessoas. A Biblioteca é uma oportunidade de renovação.

Para a Disseminação Seletiva da Informação (SDI) são compilados: Catálogo de Livros da Biblioteca Prof. Abel Gomes do Amaral, Catálogo de Periódicos, Listagens de novas aquisições. Listagens por grandes assuntos: Filosofia, Teologia, Administração, Educação, Direito, Serviço Social, Medicina, Enfermagem, Contabilidade, Gastronomia etc.

Conselhos de Bibliossegurança e preservação do acervo junto à Comunidade Acadêmica e ao Grupo de Trabalho da Biblioteca.

Bibliossegurança – É o conjunto de medidas capazes de prevenir, minimizar ou eliminar riscos inerentes às atividades executadas ao lidar com os livros e demais documentos da Biblioteca, tendo em vista a preservação do acervo.

Risco ergonômico – É qualquer fator que possa interferir nas características psicofisiológicas do trabalhador, causando desconforto ou afetando sua saúde, tais como: o levantamento de peso, ritmo excessivo de trabalho, monotonia, repetitividade, postura inadequada de trabalho e outros.

É necessário observar:

    não manusear livros ou documentos com as mãos sujas; lavar as mãos, várias vezes, durante as horas de trabalho ou estudo; não realizar refeições dentro da Biblioteca; não dobrar a página do livro, pois ocasiona o rompimento da fibras; não retirar o livro da estante puxando-o pela borda superior da lombada; deve ser retirado pelo dorso, parte central; os livros devem permanecer em posição vertical. Nunca acomodá-los com a lombada voltada para baixo ou para cima; usar bibliocantos para evitar o tombamento dos livros; nunca umedecer os dedos com líquidos para virar as páginas do livro. O ideal é virar a página pela parte superior da folha do lado direito; usar marcadores próprios evitando efetuar marcas e dobras; não apoiar cotovelos sobre os volumes durante a leitura; não fazer anotações particulares em papéis avulsos e colocá-los entre as páginas do livro porque eles deixarão marcas; nunca manter as estantes compactadas; não guardar livros e documentos em saco plástico; usar o guarda-volumes [armário] para os objetos pessoais, no período que se encontra na Biblioteca; o carrinho, com rodízio, deve ser utilizado na Biblioteca para fins de reposição e transporte do acervo. Deve ser utilizado várias vezes quanto necessário, no transporte de reposição de livros para os devidos lugares, na estante, pois foram especialmente construídos para este fim, favorecido pela disponibilidade da arrumação das estantes, na Biblioteca, dando espaço para sua locomoção. Não superlotá-los no ato do transporte; ele vem contribuir para a prática de Biossegurança na Biblioteca evitando riscos ergonômicos, citados acima; use a caixa de sugestões da Biblioteca e sinta-se à vontade para reivindicar ou elogiar. não entre na Biblioteca com alimentos, água, sorvetes, doces etc; conserve a Biblioteca limpa; cultive o silêncio na Biblioteca, atualmente existe a Lei do silêncio, que proíbe o uso do celular em locais como bibliotecas, teatros etc.

Ao entrar na Biblioteca você tem direitos e deveres.

Fazer silêncio é dever de todos que a frequentam e direito de todos que vem ampliar os conhecimentos.

Colabore, respeitando os demais usuários.

Contribua, com a PAZ de todos ao seu redor.

#GeraçãoFBB

A FBB QUER QUE VOCÊ FAÇA PARTE DESTE MOVIMENTO, POR ISSO OFERECE FORMAS QUE FACILITAM SUA ENTRADA EM NOSSA FACULDADE.

Conheça nossos PLANOS DE BOLSAS E DESCONTOS.

Benefícios e Bolsas