NAE – NÚCLEO DE APOIO AO ESTUDANTE

HomeNAE – NÚCLEO DE APOIO AO ESTUDANTE

I. APRESENTAÇÃO

O Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) da Faculdade Batista Brasileira é um serviço voltado ao atendimento do aluno de graduação e pós-graduação da instituição e tem como objetivo oferecer acolhimento individual, apoio emocional e acompanhamento pedagógico para os estudantes com dificuldades de adaptação e aprendizagem.

O Núcleo acolhe alunos que queiram refletir sobre sua escolha profissional ou planejar a carreira, bem como acadêmicos com dificuldades relacionadas aos estudos; adaptação ao curso ou com outros impedimentos que estejam interferindo na integração e desempenho acadêmico.

O NAE oferece basicamente os seguintes serviços: atendimento individual, intervenção e mediação pedagógica; encaminhamento a especialistas e oficina de leitura em artigos e textos científicos.

Geralmente os estudantes procuram o NAE, encaminhados pelos coordenadores ou espontaneamente, em busca de orientação para os estudos, pois, desconhecem estratégias de leitura em artigos e textos científicos e após algumas sessões, individuais ou coletivas, passam a desenvolver habilidades e competências no estudo acadêmico.

II. JUSTIFICATIVA

O ensino superior traz ao estudante um novo espaço de vivência psicossocial. Esse indivíduo passa a se constituir como um acadêmico que já possui uma história pessoal e formas particulares de reagir e de experimentar, o qual se depara e passa a se relacionar de maneira cada vez mais ampla com o ambiente social.

Esse processo novo de conhecimento e de identificações poderá ser vivido de forma construtiva ou conflitiva, o que exigirá mudanças que, talvez resultem em crises, que por sua vez, implicarão em uma série de reformulações cognitivas e comportamentais.

É justamente neste momento que se faz oportuna a intervenção psicopedagógica preventiva a fim de facilitar tal processo, ampliando a percepção e a possibilidade de adaptação do indivíduo a esta nova etapa.

O NAE foi criado como necessidade de oferecer aos estudantes e coordenadores de cursos da Faculdade Batista Brasileira, promoção do desenvolvimento psicossocial do estudante acadêmico da Instituição.

Diante dos aspectos supramencionados, o Núcleo de Apoio ao Estudante oferece aos alunos da Faculdade Batista Brasileira a oportunidade de discutir tais questões determinadas pelo momento de vida em que se encontram.

III. OBJETIVOS

3.1 – OBJETIVO GERAL

O NAE tem como objetivo prestar atendimento aos alunos da Faculdade Batista Brasileira, em caráter preventivo, informativo e de orientação individual e/ou grupal:

  • Assistir o aluno no processo de adaptação acadêmica.
  • Oferecer oficinas de apoio pedagógico aos estudantes.
  • Assessorar os coordenadores nos planejamentos interdisciplinares
  • Participar das reuniões de colegiado dos cursos;

3.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Contribuir para o desenvolvimento e adaptação acadêmica do aluno, visando à utilização mais eficiente de recursos intelectuais, psíquicos e relacionais, numa visão integrada dos aspectos emocionais e pedagógicos.
  • Coletar dados relativos à problemática trazida pelo acadêmico, identificando a(s) área(s) de maior (es) dificuldade(s).
  • Oferecer condições para o aperfeiçoamento das relações interpessoais e auxiliar na busca de alternativas aos problemas da vida particular e acadêmica;
  • Atuar no processo de ensino e aprender, que envolve discentes e docentes, averiguando problemas e/ou dificuldades que impeçam a adaptação do estudante ao seu curso.
  • Realizar atendimento emergencial e informativo quanto à dificuldade de cada acadêmico envolvendo: A escuta da situação-problema; A identificação das áreas de dificuldade: profissional, pedagógica, afetivo-relacional e/ou social; O fornecimento de informações objetivas que o orientem, minimizando a ansiedade presente;
  • Fazer encaminhamento para profissionais e serviços especializados, se necessário.
  • Recomendar, sempre que necessário, procedimentos de ordem metodológica e avaliativa que visem a superação das dificuldades encontradas;
  • Auxiliar o estudante a resolver por si mesmo os problemas pessoais e/ou acadêmicos e, da quando necessário, encaminhá-lo para atendimento específico.

IV. METODOLOGIA:

4.1 – ATENDIMENTO INDIVIDUAL

Na modalidade individual os atendimentos são realizados usualmente uma vez por semana, com cerca de 30 minutos de duração cada. O número de encontros necessários em cada caso depende de uma avaliação específica da demanda.

As inscrições para esse tipo de atendimento podem ser feitas na secretaria ou solicitado por e-mail [email protected]

O atendimento individual não tem custo algum aos estudantes.

V. ATENDIMENTO ON-LINE DO NAE

De segunda-feira a sexta-feira – 13h às 13h30

Para solicitar atendimento do NAE o aluno deverá enviar e-mail para [email protected]

Após agendamento o aluno receberá o convite de acesso à sala no Classroom e no dia do atendimento receberá o link 10 minutos antes.