Blog
Como fortalecer o sistema imunológico em tempos de pandemia – Dicas da Coordenadora do curso de Nutrição Gislene Novais
Em tempos de pandemia uma das preocupações das pessoas é o que fazer para fortalecer o sistema imunológico e com isso estar mais resistente a doenças, mas a adoção de hábitos saudáveis para ampliar o sistema de defesa do corpo precisa ser uma prática diária.
Estresse excessivo, higienização inadequada das mãos e dos alimentos, uso de bebida alcoólica, cigarro e drogas, má alimentação, falta de cuidado com a qualidade do sono e sedentarismo são alguns dos fatores que prejudicam a ação de defesa do nosso corpo contra agentes agressores como vírus, bactérias e fungos.
“A imunidade sofre influência de fatores internos e externos, por isso é imprescindível que uma série de medidas sejam adotadas para ter um sistema imunológico fortalecido e uma vida mais tranquila”. Pontua a professora Gislene Novais, Coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Batista Brasileira.
O sistema imunológico funciona como uma proteção e nesse cenário de pandemia, estar com o a imunidade do organismo fortalecida é fundamental para uma melhor defesa em caso de contaminação. “É totalmente possível contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico. Para isso é necessário abandonar velhos hábitos e adquirir muitos outros que irão ajudar a vencer essa guerra. Quando falamos de imunidade é preciso atenção redobrada, pois cada passo faz a diferença”. Reforça a professora Gislene.
Acompanhe as 10 dicas de saúde que a professora Gislene preparou para turbinar o sistema imune.
1 – Respeite o seu momento de descanso. Desconecte-se de aparelhos eletrônicos pelo menos 1 hora antes de dormir. O sono reparador cuidará do seu sistema nervoso, controlará os hormônios e contribuirá para a recuperação do seu organismo.
2 – Beba água, sempre! Não espere sentir sede. Manter as vias aéreas umedecidas e os órgãos hidratados, faz o seu corpo funcionar melhor.
3 – Tome 15 minutos de sol por dia. É importante não usar protetor solar em alguma parte do corpo, como no antebraço por exemplo. Isto vai ajudar a aumentar seus níveis de vitamina D.
4 – Controle os níveis de estresse. O corpo em estresse constante fica susceptível a doenças infectocontagiosas.
4 – Evite álcool, cigarro e outras drogas. Quanto mais substância tóxica o seu corpo receber, menos ele conseguirá se defender.
6 – Cuide da alimentação. Invista no consumo de frutas cítricas como laranja, limão, tangerina, além de acerola, mamão, caju e morango, pois são fonte de vitamina C e tem papel fundamental no sistema imunológico.
7 – Aproveite para realçar o sabor dos alimentos e turbinar os sucos, além de garantir bom aporte de fitoquímicos com o uso regular de gengibre, açafrão da terra, própolis verde e mel natural.
8 – Alimentos verde escuros como brócolis, couve, rúcula e agrião não podem faltar. Além de vegetais e frutas amarelo-alaranjados ou vermelhos como damasco, manga, cenoura, abóbora, tomate e melancia. Estas opções são ricas em antioxidantes e devem ser consumidas, todos os dias.
9 – O alho, a cebola e o vinagre de maçã, são excelentes fungicidas.
10 – Uma alimentação balanceada contribui para a melhora da saúde intestinal. 70% das nossas células imunes estão presentes no intestino. Por isso evite produtos industrializados.
“Lembre-se, uma mudança isolada, não surtirá grande efeito, mas a junção de escolhas saudáveis para mudança de hábitos, irão lhe trazer qualidade de vida e a partir daí se prevenir ou recuperar será muito mais fácil”, conclui a professora Gislene.
Cadastre-se e receba novidades do blog em seu e-mail.
Mais lidas
› Direitos Humanos, Justiça e Caso Colmenares é tema de Webinar de Direito Brasil – Colômbia
› A importância do aproveitamento integral dos alimentos durante o isolamento social
› COMITÊ TÉCNICO DA FBB REPOSICIONA INÍCIO DO CALENDÁRIO LETIVO APÓS DIÁLOGO COM SINDICATO DOS PROFESSORES
› Lili Almeida e Ana Zambelli participantes da 1ª e 2ª edições do programa Mestre do Sabor participam de Webinar de Gastronomia
› Chef Margot Souza ganha Prêmio Dólmã, Oscar da Gastronomia Brasileira
Arquivos
FACEBOK
COMITÊ TÉCNICO DA FBB REPOSICIONA INÍCIO DO CALENDÁRIO LETIVO APÓS DIÁLOGO COM SINDICATO DOS PROFESSORES
Faculdade Batista Brasileira mobiliza comunidade acadêmica para superar desafios da pandemia
X SEMINÁRIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA – EDUCAÇÃO, ÉTICA E CIDADANIA: CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DA HUMANIDADE.
A FBB QUER QUE VOCÊ FAÇA PARTE DESTE MOVIMENTO, POR ISSO OFERECE FORMAS QUE FACILITAM SUA ENTRADA EM NOSSA FACULDADE.