Blog
Professor, o colecionador de esperanças!
Texto da profa. Iracema Silva de Jesus, do Curso de Direito da Faculdade Batista Brasileira
Professor, o colecionador de esperanças!
Iniciamos o ano 2020 animados pela perspectiva de um novo ano, com projetos e realizações a acontecer!
Ao lado dos projetos pessoais começou o semestre e o papel de professor entrou em cena. De novo!! Sala de aula, plano de ensino, reencontros afetuosos, o cafezinho na sala dos professores, o sorriso e o abraço nos nossos alunos. Estava tudo igual e tudo tão diferente!
De repente, algo começa a inquietar. O mundo deu uma girada estranha e tudo parou. Pausa compulsória na vida! Na nossa vida de repetição, no nosso senso permanente de urgência.
Fomos mandados de volta para casa e tantos ali não se encontraram.
Haviam se perdido em tantas coisas, na vida tão funcional que já não sabiam quem eram, na sua essência e no seu nicho familiar.
Sentimentos e ideias confusas tomaram conta de todos. Atônitos, todos buscavam respostas e muitos tiveram que buscar hospitais, médicos e consolo para a dor e para as perdas inesperadas.
E neste cenário surge uma figura única, alguém que invade as casas e que precisa, rapidamente, criar e apresentar alternativas e estratégias para envolver, motivar, acolher e conduzir outras pessoas para que não desistam, para manter a esperança e o olhar na perspectiva do seu sonho e do seu crescimento.
Alguém para dizer “não pare”, continue “apesar disso”. Afinal, tudo passa!
Mas, não fique olhando isso passar, inerte, como um expectador. Não!
Vamos passar, caminhando juntos enquanto o que nos fez parar faça a passagem que veio fazer!
Esse alguém quase sempre usa óculos, traz um livro no braço, uma caneta na mão e o coração cheio de esperança para contagiar o outro da certeza de que a vida é muito mais do que se vê.
Esse personagem que invadiu a casa de cada aluno, para que ele não desistisse, é VOCÊ, o professor!
A pessoa que dedica, voluntariamente, a sua vida para educar, para ensinar, para despertar no seu aluno o poder de fazer, de ser, de crescer e de realizar.
Você que é guia, modelo que instrui, que cultiva, que constrói e que faz realizar sonhos.
Você que não só transmite conteúdo, mas, também, ensina estilo de vida, ultrapassa barreiras e forma cidadãos!
O professor foi o personagem que mais rápido precisou se refazer e se adaptar a novas estratégias e tecnologias, com mudança de comportamento para melhor integração ao novo momento e, assim, acolher ao aluno nas suas dúvidas e ansiedades.
Foi tudo muito estranho, muito rápido, às vezes atrapalhado. Demandas apressadas, embora o mundo estivesse em pausa. O professor precisou ter novas atitudes, com uma flexibilidade única, para sair do tradicional e absorver outra forma de se comunicar, nova maneira de ser, de se posicionar e de estar com o seu aluno e as suas circunstâncias.
Adaptação, flexibilidade, humildade e empatia foram as atitudes utilizadas na nova metodologia, cujas instruções não estavam no tutorial da tecnologia!
Mas, o professor viveu as suas inquietações e dificuldades, ciente de que era preciso modificar-se como educador, não só do outro, mas, ainda, de si próprio. Viver seus conflitos pessoais, o afastamento de familiares, de amigos, a falta de abraços e da agitação da “sua turma”, e gerenciar as suas emoções, com auto gentileza e inteligência emocional.
E o professor se reinventou! Aliou o aspecto conservador e o inovador da educação e, com a autoridade moral de quem sabe conduzir um processo de desenvolvimento do potencial humano, abriu-se às novas ideias, novas práticas, novos saberes, novas emoções!
Revisitou seus valores, identificou o que precisava melhorar e aceitou o desafio de ser o protagonista em um novo modelo de construção de conhecimento, o gestor de um momento histórico que tem o poder de preparar pessoas para realizar as mudanças sociais que vão repercutir em um mundo onde todos possam viver com dignidade.
A você, a mim, professores que fazem do seu fazer a identidade do seu ser, todas as homenagens em um ano tão especial, onde fomos mais que educadores. Fomos o efetivo exercício da palavra esperança, enquanto virtude que nos mantém de pé e nos conduz a direcionar sonhos, no caminho da paciência.
O professor constrói sonhos! O professor salva sonhos!
O professor aprimora cidadãos! E assim, o professor melhora o mundo!
Iracema Silva de Jesus
Professora da Faculdade Batista Brasileira – FBB/Salvador
Cadastre-se e receba novidades do blog em seu e-mail.
Mais lidas
› Direitos Humanos, Justiça e Caso Colmenares é tema de Webinar de Direito Brasil – Colômbia
› COMITÊ TÉCNICO DA FBB REPOSICIONA INÍCIO DO CALENDÁRIO LETIVO APÓS DIÁLOGO COM SINDICATO DOS PROFESSORES
› A importância do aproveitamento integral dos alimentos durante o isolamento social
› Lili Almeida e Ana Zambelli participantes da 1ª e 2ª edições do programa Mestre do Sabor participam de Webinar de Gastronomia
› Alunos do curso de Teologia da FBB promovem ações sócio-educacionais, culturais e artísticas no Parque da Cidade para moradores do Vale das Pedrinhas, Nordeste e Santa Cruz
Arquivos
FACEBOK

COMITÊ TÉCNICO DA FBB REPOSICIONA INÍCIO DO CALENDÁRIO LETIVO APÓS DIÁLOGO COM SINDICATO DOS PROFESSORES

Faculdade Batista Brasileira mobiliza comunidade acadêmica para superar desafios da pandemia

X SEMINÁRIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA – EDUCAÇÃO, ÉTICA E CIDADANIA: CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DA HUMANIDADE.
A FBB QUER QUE VOCÊ FAÇA PARTE DESTE MOVIMENTO, POR ISSO OFERECE FORMAS QUE FACILITAM SUA ENTRADA EM NOSSA FACULDADE.