Blog
Pedagogia 5.0
Texto da coordenadora do curso de Pedagogia, Jucineide Carvalho, da Faculdade Batista Brasileira
Cursar Pedagogia habilita profissionais para atuação na Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, coordenação, gestão, espaços não-escolares, pesquisa e empreendedorismo e tantos espaços onde há o ato educativo, a comunidade acadêmica que acompanha a Faculdade Batista, já sabe.
O que queremos refletir nesse espaço é sobre quais as competências importantes à atuação de quem se gradua em Pedagogia em tempos de discussão de uma Educação 5.0, que alia o conhecimento às competências emocionais profissionais atuais.
Todas as carreiras e as relações sociais têm passado por mudanças rápidas, profundas e de grandes dimensões. As pessoas não se relacionam como antigamente, os artefatos tecnológicos não são os mesmos e os meios de locomoção e comunicação foram reinventados.
Obviamente, não estamos falando que os conhecimentos atuais se sobrepõem aos anteriores. Porém, não é possível viver o agora apenas com os conhecimentos de ontem. Somos corpos em movimento. Corpos que se movimentam na individualidade, na formação, na carreira. Mas, também somos corpos coletivos, que convivemos juntos e contribuímos, ainda que indiretamente, com o movimento do mundo.
A Pedagogia atua com aprendizagens! Quem cursa Pedagogia tem como obstinação que as pessoas aprendam em todas e quaisquer circunstâncias, em qualquer idade, em qualquer lugar. E, para isso, nossa função é muito relevante. A Pedagogia é responsável pelo conteúdo, pelo método, pela comunicação, pela avaliação para as aprendizagens. Seja numa sala de aula, numa gestão ou espaços não-escolares, quem cursa Pedagogia precisa se compreender como quem realiza a gestão das aprendizagens dos outros e de si. É nobre, Colegas! Mas, é muita responsabilidade, como toda atuação de nobreza. E requer atualização também.
A Pedagogia é sobre formação humana. É sobre conhecimento técnico e sobre conhecimento do conviver. É sobre saber ministrar aulas e sobre pesquisar o que ensina, como ensina, como altera e como colabora. É ter a tecnologia como componente da ideia a se ensinar e não como aspecto principal do que se ensina. Fazer a gestão do que as outras pessoas vão aprender requer uma autonomia e uma autoria que vamos conquistando ao longo da caminhada e com outros caminhantes ao nosso lado.
Desejamos a todas (os) Pedagogas (os) um Dia de reflexão sobre o nosso papel na sociedade e conte com a Batista para ser um profissional de excelência!
Feliz Dia da(o ) Pedagoga(o)!
Cadastre-se e receba novidades do blog em seu e-mail.
Mais lidas
› Direitos Humanos, Justiça e Caso Colmenares é tema de Webinar de Direito Brasil – Colômbia
› A importância do aproveitamento integral dos alimentos durante o isolamento social
› COMITÊ TÉCNICO DA FBB REPOSICIONA INÍCIO DO CALENDÁRIO LETIVO APÓS DIÁLOGO COM SINDICATO DOS PROFESSORES
› Lili Almeida e Ana Zambelli participantes da 1ª e 2ª edições do programa Mestre do Sabor participam de Webinar de Gastronomia
› Chef Margot Souza ganha Prêmio Dólmã, Oscar da Gastronomia Brasileira
Arquivos
FACEBOK
COMITÊ TÉCNICO DA FBB REPOSICIONA INÍCIO DO CALENDÁRIO LETIVO APÓS DIÁLOGO COM SINDICATO DOS PROFESSORES
Faculdade Batista Brasileira mobiliza comunidade acadêmica para superar desafios da pandemia
X SEMINÁRIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA – EDUCAÇÃO, ÉTICA E CIDADANIA: CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DA HUMANIDADE.
A FBB QUER QUE VOCÊ FAÇA PARTE DESTE MOVIMENTO, POR ISSO OFERECE FORMAS QUE FACILITAM SUA ENTRADA EM NOSSA FACULDADE.