Blog

HomeProfessor, o colecionador de esperanças!
15 de outubro de 2020

Professor, o colecionador de esperanças!

Professor, o colecionador de esperanças!

Texto da profa. Iracema Silva de Jesus, do Curso de Direito da Faculdade Batista Brasileira

 

Professor, o colecionador de esperanças!

 

Iniciamos o ano 2020 animados pela perspectiva de um novo ano, com projetos e realizações a acontecer!

 

Ao lado dos projetos pessoais começou o semestre e o papel de professor entrou em cena. De novo!! Sala de aula, plano de ensino, reencontros afetuosos, o cafezinho na sala dos professores, o sorriso e o abraço nos nossos alunos. Estava tudo igual e tudo tão diferente!

 

De repente, algo começa a inquietar. O mundo deu uma girada estranha e tudo parou. Pausa compulsória na vida! Na nossa vida de repetição, no nosso senso permanente de urgência.

 

Fomos mandados de volta para casa e tantos ali não se encontraram.

 

Haviam se perdido em tantas coisas, na vida tão funcional que já não sabiam quem eram, na sua essência e no seu nicho familiar.

 

Sentimentos e ideias confusas tomaram conta de todos. Atônitos, todos buscavam respostas e muitos tiveram que buscar hospitais, médicos e consolo para a dor e para as perdas inesperadas.

 

E neste cenário surge uma figura única, alguém que invade as casas e que precisa, rapidamente, criar e apresentar alternativas e estratégias para envolver, motivar, acolher e conduzir outras pessoas para que não desistam, para manter a esperança e o olhar na perspectiva do seu sonho e do seu crescimento.

 

Alguém para dizer “não pare”, continue “apesar disso”. Afinal, tudo passa!

 

Mas, não fique olhando isso passar, inerte, como um expectador. Não!

 

Vamos passar, caminhando juntos enquanto o que nos fez parar faça a passagem que veio fazer!

 

Esse alguém quase sempre usa óculos, traz um livro no braço, uma caneta na mão e o coração cheio de esperança para contagiar o outro da certeza de que a vida é muito mais do que se vê.

 

Esse personagem que invadiu a casa de cada aluno, para que ele não desistisse, é VOCÊ, o professor!

 

A pessoa que dedica, voluntariamente, a sua vida para educar, para ensinar, para despertar no seu aluno o poder de fazer, de ser, de crescer e de realizar.

 

Você que é guia, modelo que instrui, que cultiva, que constrói e que faz realizar sonhos.

 

Você que não só transmite conteúdo, mas, também, ensina estilo de vida, ultrapassa barreiras e forma cidadãos!

 

O professor foi o personagem que mais rápido precisou se refazer e se adaptar a novas estratégias e tecnologias, com mudança de comportamento para melhor integração ao novo momento e, assim, acolher ao aluno nas suas dúvidas e ansiedades.

 

Foi tudo muito estranho, muito rápido, às vezes atrapalhado. Demandas apressadas, embora o mundo estivesse em pausa. O professor precisou ter novas atitudes, com uma flexibilidade única, para sair do tradicional e absorver outra forma de se comunicar, nova maneira de ser, de se posicionar e de estar com o seu aluno e as suas circunstâncias.

 

Adaptação, flexibilidade, humildade e empatia foram as atitudes utilizadas na nova metodologia, cujas instruções não estavam no tutorial da tecnologia!

 

Mas, o professor viveu as suas inquietações e dificuldades, ciente de que era preciso modificar-se como educador, não só do outro, mas, ainda, de si próprio. Viver seus conflitos pessoais, o afastamento de familiares, de amigos, a falta de abraços e da agitação da “sua turma”, e gerenciar as suas emoções, com auto gentileza e inteligência emocional.

 

E o professor se reinventou! Aliou o aspecto conservador e o inovador da educação e, com a autoridade moral de quem sabe conduzir um processo de desenvolvimento do potencial humano, abriu-se às novas ideias, novas práticas, novos saberes, novas emoções!

 

Revisitou seus valores, identificou o que precisava melhorar e aceitou o desafio de ser o protagonista em um novo modelo de construção de conhecimento, o gestor de um momento histórico que tem o poder de preparar pessoas para realizar as mudanças sociais que vão repercutir em um mundo onde todos possam viver com dignidade.

 

A você, a mim, professores que fazem do seu fazer a identidade do seu ser, todas as homenagens em um ano tão especial, onde fomos mais que educadores. Fomos o efetivo exercício da palavra esperança, enquanto virtude que nos mantém de pé e nos conduz a direcionar sonhos, no caminho da paciência.

 

O professor constrói sonhos! O professor salva sonhos!

 

O professor aprimora cidadãos! E assim, o professor melhora o mundo!

 

Iracema Silva de Jesus
Professora da Faculdade Batista Brasileira – FBB/Salvador

Técnicas do Sommelier será tema da próxima palestra do Curso de Gastronomia da Faculdade Batista Brasileira

Técnicas do Sommelier será tema da próxima palestra do Curso de Gastronomia da Faculdade Batista Brasileira

Profissionais, mestres e doutores nacionais e internacionais em Fisioterapia participam da 1ª Jornada de Fisioterapia da Faculdade Batista Brasileira

Profissionais, mestres e doutores nacionais e internacionais em Fisioterapia participam da 1ª Jornada de Fisioterapia da Faculdade Batista Brasileira

Leonardo Boff realiza palestra on-line no curso de Teologia da Faculdade Batista Brasileira

Leonardo Boff realiza palestra on-line no curso de Teologia da Faculdade Batista Brasileira

#GeraçãoFBB

A FBB QUER QUE VOCÊ FAÇA PARTE DESTE MOVIMENTO, POR ISSO OFERECE FORMAS QUE FACILITAM SUA ENTRADA EM NOSSA FACULDADE.

Conheça nossos PLANOS DE BOLSAS E DESCONTOS.

Benefícios e Bolsas