I. APRESENTAÇÃO
O Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) da Faculdade Batista Brasileira é um serviço voltado ao atendimento do aluno de graduação e pós-graduação da instituição e tem como objetivo oferecer acolhimento individual, apoio emocional e acompanhamento pedagógico para os estudantes com dificuldades de adaptação e aprendizagem.
O Núcleo acolhe alunos que queiram refletir sobre sua escolha profissional ou planejar a carreira, bem como acadêmicos com dificuldades relacionadas aos estudos; adaptação ao curso ou com outros impedimentos que estejam interferindo na integração e desempenho acadêmico.
O NAE oferece basicamente os seguintes serviços: atendimento individual, intervenção e mediação pedagógica; encaminhamento a especialistas e oficina de leitura em artigos e textos científicos.
Geralmente os estudantes procuram o NAE, encaminhados pelos coordenadores ou espontaneamente, em busca de orientação para os estudos, pois, desconhecem estratégias de leitura em artigos e textos científicos e após algumas sessões, individuais ou coletivas, passam a desenvolver habilidades e competências no estudo acadêmico.
II. JUSTIFICATIVA
O ensino superior traz ao estudante um novo espaço de vivência psicossocial. Esse indivíduo passa a se constituir como um acadêmico que já possui uma história pessoal e formas particulares de reagir e de experimentar, o qual se depara e passa a se relacionar de maneira cada vez mais ampla com o ambiente social.
Esse processo novo de conhecimento e de identificações poderá ser vivido de forma construtiva ou conflitiva, o que exigirá mudanças que, talvez resultem em crises, que por sua vez, implicará em uma série de reformulações cognitivas e comportamentais.
É justamente neste momento que se faz oportuna a intervenção psicopedagógica preventiva a fim de facilitar tal processo, ampliando a percepção e a possibilidade de adaptação do indivíduo a esta nova etapa.
O NAE foi criado como necessidade de oferecer aos estudantes e coordenadores de cursos da Faculdade Batista Brasileira, promoção do desenvolvimento psicossocial do estudante acadêmico da Instituição.
Diante dos aspectos supramencionados, o Núcleo de Apoio ao Estudante oferece aos alunos da Faculdade Batista Brasileira a oportunidade de discutir tais questões determinadas pelo momento de vida em que se encontram.
III. OBJETIVOS
3.1 – OBJETIVO GERAL
O NAE tem como objetivo prestar atendimento aos alunos da Faculdade Batista Brasileira, em caráter preventivo, informativo e de orientação individual e/ou grupal:
- Assistir o aluno no processo de adaptação acadêmica.
- Oferecer oficinas de apoio pedagógico aos estudantes.
- Assessorar os coordenadores nos planejamentos interdisciplinares
- Participar das reuniões de colegiado dos cursos;
3.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Contribuir para o desenvolvimento e adaptação acadêmica do aluno, visando à utilização mais eficiente de recursos intelectuais, psíquicos e relacionais, numa visão integrada dos aspectos emocionais e pedagógicos.
- Coletar dados relativos à problemática trazida pelo acadêmico, identificando a(s) área(s) de maior (es) dificuldade(s).
- Oferecer condições para o aperfeiçoamento das relações interpessoais e auxiliar na busca de alternativas aos problemas da vida particular e acadêmica;
- Atuar no processo de ensino e aprender, que envolve discentes e docentes, averiguando problemas e/ou dificuldades que impeçam a adaptação do estudante ao seu curso.
- Realizar atendimento emergencial e informativo quanto à dificuldade de cada acadêmico envolvendo: A escuta da situação-problema; A identificação das áreas de dificuldade: profissional, pedagógica, afetivo-relacional e/ou social; O fornecimento de informações objetivas que o orientem, minimizando a ansiedade presente;
- Fazer encaminhamento para profissionais e serviços especializados, se necessário.
- Recomendar, sempre que necessário, procedimentos de ordem metodológica e avaliativa que visem a superação das dificuldades encontradas;
- Auxiliar o estudante a resolver por si mesmo os problemas pessoais e/ou acadêmicos e, da quando necessário, encaminhá-lo para atendimento específico.
IV. METODOLOGIA:
4.1 – ATENDIMENTO PRESENCIAL INDIVIDUAL
Na modalidade individual os atendimentos são realizados usualmente uma vez por semana, com cerca de 30 minutos de duração cada. O número de encontros necessários em cada caso depende de uma avaliação específica da demanda.
Todas as terças-feiras (exceto feriados) – 14h às 16h.
As inscrições para esse tipo de atendimento podem ser feitas na secretaria ou solicitado por e-mail nae@fbb.br
O atendimento individual não tem custo algum aos estudantes.
V. ATENDIMENTO ON-LINE DO NAE
Todas as terças-feiras (exceto feriados) – 16h30 às 18h30
Para solicitar atendimento do NAE o aluno deverá enviar e-mail para nae@fbb.br
Após agendamento o aluno receberá o convite de acesso à sala no Classroom e no dia do atendimento receberá o link 10 minutos antes.