É comum a qualquer estudante ter dúvidas sobre qual faculdade fazer. Isso pode acontecer por diversos motivos. A falta de um norte para decidir o futuro profissional.

Os custos para se cursar uma faculdade. Normalmente, precisar morar fora de casa. Esses são apenas alguns exemplos que fazem com que uma pessoa tenha dificuldade em escolher um curso. São fatores que influenciam diretamente nesse processo.

Dessa forma, esse artigo pretende ajudar você a enfrentar esses questionamentos.

É importante que você, leitor, saiba de uma coisa antes de passarmos para o assunto principal. Essas reflexões precisam ser feitas com alguma antecedência.

Ou seja, tomar decisões em cima da hora pode não ser produtivo para você.

Afinal, é uma escolha que ditará os rumos de sua vida daqui para a frente. Dessa forma, você tomará a decisão que julgar mais adequada para o seu caso.

Entretanto, é preciso que tenha tempo para absorver tudo e tomar a atitude que achar adequada.

Saiba quais são as suas habilidades

 

Qual faculdade fazer

Antes de decidir qual faculdade fazer, é preciso que você saiba o que você mais gosta de fazer. Portanto, mesmo antes de pensar no curso de graduação, é preciso parar e refletir sobre suas próprias aptidões.

Pare para pensar: quais são as coisas que você se imagina fazendo no futuro? Por exemplo: se você gosta de cinema e tem aptidão para escrever histórias ou bom apuro visual, isso é um indicativo.

Se você gosta de tudo relacionado a psicologia, esse também pode ser um caminho a ser seguido. Tudo depende de uma autoavaliação, para que você descubra a profissão que gostaria de seguir. A partir disso, você terá bem mais facilidade em decidir em qual curso irá estudar.

Se precisar de uma confirmação dessas tendências, você pode fazer um teste vocacional. Dessa forma, você terá mais certeza a respeito de qual faculdade fazer dali em diante. Isso nos leva ao critério a seguir.

Escolha um curso que seja a sua cara

Qual faculdade fazer

Muita gente acaba fazendo faculdade por pressão familiar. São bastante conhecidos os casos em que uma pessoa se forma em Direito, mas acaba indo trabalhar em Artes.

São ramos completamente diferentes, não é mesmo? E por que essa pessoa não quis trabalhar como advogado ou dentro da área jurídica? A resposta é simples: ela fez um curso que não tinha a ver com ela, por conta de qualquer pressão sofrida no período de escolha.

Dessa forma, é super importante que você escolha um curso que tenha a sua cara. Ao entrar na faculdade, você precisa estar confortável em aprender mais sobre um tema que você gosta. Não ceda a pressões externas: geralmente a família tem um desejo, e você outro.

Não leve isso em consideração. Afinal, é a sua vida pessoal e profissional que está sendo decidida. Ninguém sabe melhor sobre isso do que você.

Com o conhecimento sobre si mesmo que você adquiriu no nosso primeiro tópico, você já deve saber o que você gosta. Agora, é hora de escolher o curso que mais combina com sua personalidade e anseios.

Pesquise sobre o mercado

Depois de tomar todas essas decisões, chegou a hora de pesquisar, efetivamente, sobre qual faculdade fazer. Então, é preciso fazer uma análise bem caprichada sobre o mercado.

Nesse momento, você pode pesquisar nos buscadores quais são os cursos que se encaixam com a sua vocação, e analisar quais deles tem um mercado mais aquecido.

Essa observação é de extrema importância, pois ajudará você a se colocar melhor no mercado de trabalho. Dessa forma, a chance de conseguir um emprego em uma área de atuação que você gosta aumenta consideravelmente.

Escolhendo qual faculdade fazer

Qual faculdade fazer

Por fim, você começa a observar quais são as faculdades que dão melhor cobertura àquilo que você deseja cursar. Existem diversos critérios para fazer essa escolha: se ela fica perto da sua casa, custos de mensalidade (caso seja particular), matriz curricular, entre outros.

É nesse momento que você começa a selecionar a instituição que mais te agrada, com o curso que você escolheu, dentro da área de atuação que você deseja trabalhar.

O ideal é que você escolha algumas faculdades e preste o vestibular para ingressar nelas.

Quando os resultados saírem, você poderá optar por aquela que você tiver mais afinidade e ofereça mais condições para que você, finalmente, consiga ter o seu diploma de ensino superior.

Quer descobrir como a FBB pode te ajudar nesse processo? Basta clicar aqui e solicitar seu atendimento.

Receba Conteúdos como esse no seu email

Curta a Nossa Página

Inscreva-se em Nosso Canal

Receba Conteúdos em seu email