Quem está pretendendo entrar na faculdade se pergunta: o que é graduação e pós graduação? A questão é comum e muita gente se confunde.

Este artigo pretende elucidar essa questão, e ainda mostrar a diferença entre elas. Além disso, vamos falar sobre a importância de cada uma delas no processo de aprendizado dentro do ensino superior.

Pois bem. Antes de qualquer coisa é preciso tirar essa dúvida da cabeça. Boa parte das pessoas que estão prestes a ingressar no ensino superior não sabem para que cada uma delas serve.

É importante explicar para que não haja nenhuma confusão entre elas. Além do mais, é bom conhecer todos os caminhos que são possíveis de trilhar dentro da área acadêmica.

A graduação e a pós graduação têm importância dentro do sistema de ensino, mas cada um ao seu modo.Portanto, vamos começar explicando o que são cada uma delas. Acompanhe!

O que é graduação?

o que é graduação e pós graduação

Um curso de graduação é a formação profissional de terceiro grau. Ou seja, é o primeiro diploma que vem logo depois de finalizar o Ensino Médio.

Esse tipo de curso serve para que você possa aprender mais sobre um assunto previamente escolhido por você, bem como serve para aguçar a sua criatividade e habilidade sobre ele.

Por exemplo: você escolheu cursar Arquitetura. Dentro do curso de graduação, você irá aprender mais sobre a história da arquitetura, as técnicas referentes a ela e será estimulado a praticar tudo que aprendeu.

Ao final do curso, você receberá o diploma e poderá atuar dentro da área no mercado de trabalho.

Ou seja: a graduação é o passo que se dá para aumentar  sua expertise dentro da área de atuação profissional que você escolheu. É aqui que se formam os advogados, arquitetos, etc.

Ela é dividida em três tipos diferentes:

  • o bacharelado, onde você se forma para atuar diretamente em uma carreira específica. Existem bacharelados que vão de dois a seis anos, dependendo da matéria a ser estudada.
  • a graduação tecnológica, que possuem menor carga horária. Dessa forma, a sua formação é bem mais rápida. Ela serve para quem quer ter um ensino mais técnico dentro da área de trabalho.
  • e a licenciatura, que tem seu foco voltado para a formação de professores. Assim, a pedagogia está mais presente aqui. Quem se forma na licenciatura pode dar aulas desde o ensino básico até o superior.

O que é pós graduação?

o que é graduação e pós graduação

Por outro lado, os cursos de pós graduação servem para quem quer continuar estudando mesmo depois de formados na graduação.

Dessa forma, podem aprimorar ainda mais seus conhecimentos dentro da formação escolhida. Ou ainda podem desenvolver outros conhecimentos, que podem ser usados em outras vertentes da área.

Mas é sempre bom lembrar que o curso de pós graduação que uma pessoa faz pode não servir para a outra.

É preciso escolher bem. Dessa forma, você terá um estudo mais direcionado para o seu perfil e poderá atingir seus objetivos mais rapidamente.

A pós graduação é dividida em dois tipos: os cursos de strictu sensu e os de latu sensu. A diferença entre os dois é sutil, mas determinante. Os cursos de strictu sensu são aqueles que aprofundam seus conhecimentos dentro da área já estudada, formando possíveis pesquisadores e acadêmicos.

Nele estão incluídos os mestrados, doutorados e pós doutorados. Já os latu sensu são ideais para quem quer se aperfeiçoar profissionalmente.

Servem para aqueles que já atuam no mercado e querem uma promoção ou até mesmo mudar de área.

Quem tem um latu sensu consegue ser promovido com muito mais facilidade dentro de uma empresa, pois ele propicia um ensino voltado especificamente para isso.

Qual é a diferença e importância dos dois?

o que é graduação e pós graduação

Basicamente, quem faz uma graduação está apto para começar a trabalhar dentro da área desejada.

Quem opta por continuar estudando na pós graduação adquire mais conhecimento para se tornar um estudioso do tema, com mestrado ou doutorado, ou pode se tornar um especialista em uma determinada função.

Os dois tipos de curso são importantes e complementares.

Não se faz uma pós graduação sem antes ter passado pela graduação.

No primeiro caso, você tem informações mais aprofundadas, permitindo que você amplie seus conhecimentos. Por outro lado, no segundo caso você tem uma visão mais panorâmica da profissão escolhida.

Quer conhecer algum curso de graduação ou pós-graduação do seu interesse?

A FBB pode te ajudar, basta clicar aqui e socilitar seu atendimento!

 

Receba Conteúdos como esse no seu email

Curta a Nossa Página

Inscreva-se em Nosso Canal

Receba Conteúdos em seu email