GASTRONOMIA

 

Muitas pessoas idealizam empreender no universo gastronômico, outras sonham um dia chefiar uma cozinha de um restaurante renomado. Há também aquelas que apenas buscam sua primeira formação depois de um longo tempo afastadas dos estudos e outras que já possuem uma formação e acham que a hora de fazer o que sempre sonhou é agora.

Seja qual dessas realidades você se identificou o Centro de Gastronomia da Faculdade Batista Brasileira pode ser sua parceira nessa jornada. Nossa Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia e nosso corpo docente estão preparados para te nortear e guiar rumo ao seu objetivo, sempre priorizando as questões mais importantes para manutenção de sua empregabilidade.

Como todo curso tecnológico, o foco principal é a teoria alinhada a prática. Nossa matriz curricular possui metade das disciplinas com aulas práticas de Cozinha / Bar / Salão, alinhadas com as tendências atuais do mercado. Nossa Cozinha Técnica e Laboratórios práticos estão estruturados atendendo todas as necessidades inerentes ao desenvolvimento profissional do aluno.

Nosso corpo docente é formado por profissionais com perfil acadêmico e profissional, visando o equilíbrio necessário para promover o crescimento prático e profissional do estudante, bem como fomentar o desenvolvimento científico e acadêmico para uma educação continuada incentivando assim também, a formação de professores, mestres e doutores.

COORDENAÇÃO

BRUNO TUPINAMBÁ CALDAS GOMES

Acesso ao Lattes

O Chef Bruno Tupinambá é Ganhador do Prêmio Nacional Dólmã, considerado o “Oscar da Gastronomia”, é único docente na Bahia a receber este prêmio. O chef em 2019 foi agraciado com o título de “Chef Embaixador da Gastronomia Brasileira”, concedido pelo Comitê da Gastronomia Brasileira.

Formado em Gastronomia, Especialista em Gestão da Qualidade em Gastronomia. Bruno também é Arquiteto, tendo atuado em grandes escritórios na cidade e participado durante anos em dezenas de projetos de restaurantes e cozinhas profissionais.

O Chef atuou em restaurantes de renome na cidade e também em Instituições de Formação Profissional nas áreas de hospitalidade e hotelaria. Hoje se dedica exclusivamente a docência e formação de profissionais na área de alimentação.

Fale com a coordenação

E-mail: bruno.tupinamba@fbb.br
Telefone: 3505-3466

Modalidade: Presencial

Regime de Matrícula: Semestral

Turnos de funcionamento: Matutino e Noturno

Duração: Mínimo de 2 (dois) anos.

 


O Tecnólogo em Gastronomia

• Estrutura curricular com 60% de conteúdo prático, com aulas nas cozinhas pedagógicas e demais estruturas do Centro de Gastronomia;
• Matriz curricular com mais de 90% das disciplinas presenciais;
• Disciplinas on-line em plataforma moderna que promove interação entre alunos e docentes, além de suporte técnico e pedagógico de tutores;
• Estágio curricular obrigatório, no qual os estudantes vivenciam a realidade da profissão e colocam em prática as técnicas aprendidas durante o curso.


O Mercado de Trabalho para Tecnólogo em Gastronomia

O Tecnólogo em Gastronomia desenvolve habilidades e competências necessárias para atuar no mercado profissional, podendo atuar em restaurantes, hotéis, confeitarias, treinamento de equipes, consultoria na área de A&B – Alimentos e Bebidas, podendo atuar tanto no setor operacional quanto na gestão e desenvolvimento de empresas. Durante o curso, incentivamos e damos suporte aos futuros egressos a serem empreendedores, capacitando-os em Gestão de pessoas, Gestão de A&B, Gestão de Marketing, transformando o aluno em um profissional completo, dinâmico multidisciplinar com todas as competências profissionais necessárias para atuar no mercado de trabalho e garantir sua empregabilidade.

Ramos de atuação:

  • Chef de Cozinha;
  • Chef Pâtissier;
  • Personal Chef;
  • Consultoria;
  • Segurança Alimentar;
  • Desenvolvimento de Produtos;
  • Docência;
  • Gestão do Negócio;
  • Food Trucks;
  • Hotéis.