BACHARELADO EM GASTRONOMIA

 

A Teologia é uma área específica do conhecimento, da pesquisa e do ensino superior, historicamente presente na constituição e no desenvolvimento de instituições universitárias em vários países. Porém, na ação histórica de formação das instituições de ensino superior no Brasil, a Teologia ficou à margem do exercício acadêmico por entender que sua atividade educacional se caracterizava como atividade de ensino exclusivamente voltada aos interesses internos das instituições religiosas, sobretudo cristãs. Na perspectiva histórica, esta realidade é compreensível visto que a nova ordem científica emergente no Brasil, sobretudo depois do século XVIII, valorizava um estatuto quase positivista na definição do papel da educação no processo de formação e atualização do conhecimento.

 

Seguindo as Diretrizes estabelecidas pelo Parecer 60/2014 e Resolução CNE/CES n. 04/2016, o egresso em Teologia da FBB terá como base formativa os fundamentos constitutivos da construção do fenômeno humano e religioso sob a ótica da contribuição teológica considerando o ser humano em todas as suas dimensões. Nosso aluno do Bacharelado em Teologia será capaz de refletir criticamente sobre a questão do sentido da vida, obtendo sólido conhecimento para compreender, analisar, refletir e descrever criticamente os fenômenos religiosos, articulando a religião e outras manifestações culturais, apontando a diversidade dos fenômenos religiosos em relação ao processo histórico-social.

COORDENAÇÃO

ANA SUZIENE BRAZ DE LALOR MOTTA

Acesso ao Lattes

Mestre em Teologia com ênfase em Educação Comunitária com infância e juventude pela Faculdade EST – São Leopoldo-RS, Pós-graduada em Teologia Prática pela Faculdade Batista Brasileira. Bacharel em Teologia pelo Seminário Betel Brasileiro, convalidação em Teologia pela Faculdade Batista Brasileira, Licenciatura Plena em Filosofia pela Faculdade Batista Brasileira, Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Batista Brasileira. Professora das disciplinas: Introdução a Filosofia, Trabalho de Conclusão de Curso I,II, Introdução a Filosofia, Introdução a Sociologia, Orientação de PI, Atividades Complementares, Teologia Prática no Bacharelado em Teologia Ética Profissional e Introdução Bíblica no Curso de Licenciatura em Pedagogia, Filosofia do Direito, Introdução a Filosofia e Ética no Bacharelado de Direito, Introdução a Filosofia, Introdução Bíblica e Ética no curso de Serviço Social. Coordenadora Ajunta da Pós-graduação da Faculdade EST – São Leopoldo-RS, em Ética, Teologia e Educação e do Curso de Gênero, Corporeidade e Religião e professora das disciplinas: Metodologia do Ensino Superior, Metodologia da Pesquisa, Ética do Cuidado e Metodologia da Educação Superior. Gestora da Disciplina Semipresencial Ética e Co-gestora da disciplina semipresencial-EAD de Introdução Bíblica, Faculdade Batista Brasileira. Coordenadora da ATELPPE – Assessoria a Trabalhos Especializados em Língua Portuguesa e Processos Educacionais. Organizadora do Projeto de Educação para o Ensino da Filosofia com as séries iniciais do Colégio Batista Brasileiro.

Fale com a coordenação

E-mail: suzy@fbb.br
Telefone: 3505-3459

Modalidade: Presencial

Regime de Matrícula: Semestral

Turnos de funcionamento: Matutino e Noturno

Duração: Mínimo de 3 (três) anos.

 


O Bacharelado em Teologia

O aluno formado pelo curso de Teologia da FBB, além de uma sólida formação geral, possuirá domínio prático em termos de competências e habilidades para lidar com as demandas científicas, teológicas e sócias pastorais. Ainda, ter um senso ético, social capaz de situar, espacial e temporalmente, o exercício de sua atuação num quadro de valores que contemple o sentido e a causalidade da aplicação da Teologia em busca de uma sociedade justa, solidária e democrática. As diretrizes que norteiam a concepção do curso são:

  • Formação científica (pesquisa);
  • Formação teológico-pastoral;
  • Formação prática.

O curso de Teologia na Faculdade Batista Brasileira possui como destaque a formação de um corpo docente composto por profissionais com Doutorado e Mestrado na área Teológica, com atuação em diversas áreas do mercado.

 


O Mercado de Trabalho para o Bacharel em Teologia

O profissional que cursa Teologia estará habilitado para participar de concursos públicos na área de educação, especificamente ensino fundamental e médio, em projetos de pesquisa financiados por agências governamentais ou privadas, em organizações não-governamentais e governamentais, em assessoria às igrejas e no ministério pastoral. Especializando-se, terá condições para atuar na educação de nível superior.  Destaca-se, nessa discussão, a concepção de formação de Teólogos/as críticos reflexivos, frente aos desafios da sociedade contemporânea, com ênfase no papel do mesmo na propagação de valores cristãos que resultem em transformações frente a uma sociedade fria e sem valores.