BACHARELADO EM DIREITO

 

A formação superior em Direito na Faculdade Batista Brasileira (FBB), propõe um perfil profissional com sólida formação para ingressar no mercado de trabalho nas carreiras privadas ou públicas, podendo escolher dentre o vasto campo de atuação profissional. Tal formação qualifica-o para a existência humana em suas várias vertentes, com destaque para o desenvolvimento das dimensões que o exercício da cidadania, pautando-se, sempre, pelo primado da conduta ética e responsabilidade social.

COORDENAÇÃO

RENATA LORENA RIBEIRO DUARTE

Acesso ao Lattes

Advogada. Professora. Mestrado em Desenvolvimento Regional e Urbano. Especialista em Direito Ambiental. MBA em Empreendedorismo, Marketing e Finanças. Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Faculdade Batista Brasileira. Coordenadora de Direito da Faculdade Batista Brasileira. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Avançadas em Direito (NEPAD). Membro da Comissão de Direitos Ambiental da OBA/BA. Possui estudos relacionados aos seguintes temas: Direito da Criança e Adolescente; Direito Ambiental. Direito Minerário; Direito Econômico; Meio Ambiente; Sustentabilidade; Desenvolvimento Regional e Urbano; Mineração; Políticas Públicas; e, mais recentemente, Direitos Humanos e Educação.

Fale com a coordenação

E-mail:renata.lorena@fbb.br
Telefone: 3505-3452

Modalidade: Presencial

Regime de Matrícula: Semestral

Turnos de funcionamento: Matutino e Noturno

Duração: Mínimo de 5 (cinco) anos.

 


O Bacharelado em Direito

 O objetivo do Curso de Direito é formar bacharéis com sólidos conhecimentos teóricos e práticos, capacidade ético-humanista para atuar em uma sociedade multicultural em constante transformação, a fim de emancipá-los por meio de um conhecimento transdisciplinar, postura crítica, reflexiva, e qualificados para as mais diversas profissões jurídicas, possibilitando-lhe o pleno exercício da cidadania.

O curso de Direito da Faculdade Batista Brasileira (FBB) tem como objetivo formar bacharéis em direito que sejam aptos para a inserção no mercado profissional, tendo em vista as demandas apresentas por este e as necessidades sociais encontradas na comunidade; uma formação comprometida com a ética e socialmente com a promoção da dignidade da pessoa humana e da justiça e dispostos a colaborarem para com o desenvolvimento social da região na qual ele se insere.

Incentivar o desenvolvimento de um espírito científico e um pensamento reflexivo que lhe permita uma compreensão adequada do fenômeno jurídico e dos demais fatores que o influenciam e uma adaptabilidade às novas e emergentes demandas; incentivando, também, a produção / construção de conhecimento através da iniciação à pesquisa do direito, visando o desenvolvimento de um conhecimento jurídico que esteja a serviço da promoção do ser humano.

Desenvolver em seus alunos as habilidades operativas necessárias ao desempenho das profissões jurídicas, tanto no campo extrajudicial da mediação e da arbitragem, como no campo contencioso e na assessoria jurídica; e atitude crítica e autônoma em relação ao direito e à função social do operador do direito. O curso de Direito da Faculdade Batista Brasileira possibilitará uma formação profissional que revele as seguintes competências e habilidades, dentre outras inerentes ao perfil:

  • Conhecer princípios hermenêuticos gerais para interpretar e aplicar o direito com justiça, ética e adequação social conforme os imperativos legais e principio lógicos que fundamentam a base teórica do Direito;
  • Empreender métodos de pesquisa para criar a habilidade de utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina, em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos;
  • Elaborar textos, atos e documentos jurídicos ou normativos, com a devida utilização das normas técnico-jurídicas;
  • Interpretar e aplicar o Direito sempre visando os fins sociais e o bem comum;
  • Equacionar problemas e buscar soluções harmônicas com as exigências sociais, de forma a promover, através da atuação jurídica, a dignidade da pessoa humana;
  • Pesquisar e utilizar a legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes de direito;
  • Atuar técnico-juridicamente de maneira adequada, em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos;
  • Utilizar corretamente a terminologia jurídica e adequadamente à interpretação da ciência do direito;
  • Desenvolver formas extrajudiciais de prevenção e solução de conflitos individuais e coletivos.

 


O Mercado de Trabalho para o Bacharel em Direito

O mercado de trabalho para o profissional do Direito é amplo, permitindo ao bacharel ingressar nas carreiras que lhes são legalmente reservadas, tais como a Magistratura, o Ministério Público, a Advocacia Geral, a Defensoria Pública, dentre outras, além de exercer a advocacia como profissional autônomo ou de forma associada, bem como Magistério em Ensino Superior. Há, ainda, a possibilidade de realizar Assessoria Jurídica; Consultoria Jurídica dentre outros que surgem em função das inovações do mundo contemporâneo, como consultorias a empresas, orientação jurídica, e outras que se apresentam aos profissionais capacitados na ciência jurídica.