novembro 18 2019

Faculdade Batista Brasileira sediará 1º Encontro de Chefs da Bahia – ENCHEFS-BA 2019 com realização de concurso gastronômico na categoria profissional e estudante

A Faculdade Batista Brasileira (FBB) sediará o 1º Encontro de Chefs da Bahia, o ENCHEFS-BA 2019, que acontecerá entre os dias 16 a 20 de dezembro. O projeto ENCHEFS BA faz parte de um grande projeto de vários eventos gastronômicos que acontecem em outros estados brasileiros. O ENCHEFS BA tem, entre outras atividades, a realização de um concurso para chefs nas categorias profissional e estudante.

As inscrições para o concurso estão abertas até dia 25 de Novembro pelo site www.enchefsbahia.com.br. A categoria profissional é restrita a chefs e cozinheiros com pelo menos quatro anos de experiência no mercado. Já a categoria estudantil é voltada para estudantes de gastronomia, nutrição ou curso profissionalizante na área de gastronomia com pelo menos 180h de duração.

Na categoria profissional, o primeiro colocado do concurso, além de conquistar o título de vencedor do 1º ENCHEFS-BA, será um dos três Chefs indicados para representar a Bahia no PRÊMIO NACIONAL DÓLMÃ 2020 que acontecerá durante o ENCHEFS-PI em Teresina, em março de 2020.

O Prêmio Dólmã é um dos prêmios de gastronomia mais importantes do país. Seu ganhador recebe no ano seguinte a honraria de Chef Embaixador da Gastronomia Brasileira, representando seu estado. Atualmente, apenas seis chefs que representam a Bahia possuem o título de Embaixador: Beto Pimentel, Tereza Paim, Bruno Tupinambá, Fabrício Lemos, Dadá e Edinho Engel.

O ENCHEFS-BA 2019 está acontecendo sob a supervisão do Chef Embaixador da Gastronomia Brasileira Bruno Tupinambá, ganhador do PRÊMIO NACIONAL DÓLMA no ano passado representando a Bahia.

“O concurso é uma grande oportunidade para profissionais e estudantes mostrarem seu talento. Conseguir realizar o 1º ENCHEFS BAHIA é a concretização de um sonho, mas não só isso é poder impulsionar a gastronomia de nosso estado. A Bahia é um dos maiores polos gastronômicos de nosso país, onde se encontram saberes e sabores de todo o mundo”. Destaca o chef e coordenador do curso de Gastronomia da FBB, Bruno Tupinambá.

O tema do concurso em sua primeira edição valoriza as regiões turísticas da Bahia. O candidato terá de escolher uma das 13 regiões turísticas da Bahia, criar um prato autoral ou reinventar um clássico já existente.

O Concurso acontecerá na cozinha técnica do Curso de Tecnologia em Gastronomia da FBB. Os candidatos selecionados terão a oportunidade de nos dias 16 e 17 de janeiro, executarem seus preparos para jurados profissionais e convidados, avaliarem e julgarem seus preparos elegendo os vencedores de cada categoria. O resultado do concurso será no dia 20 de Dezembro.