dezembro 09 2019

A Chef Patrícia Andrade especialista em Charcutaria ministra aula conceito para alunos do 4º semestre de Gastronomia

A Chef Patrícia Alves ministrou no dia 25/11 aula conceito de charcutaria na Faculdade Batista Brasileira (FBB), a atividade de culminância da disciplina Eventos foi planejada e organizada pelos estudantes do 4º semestre do curso Gastronomia da Faculdade.

“A atividade teve como objetivo desenvolver competências técnicas no que tange a organização de eventos envolvendo a interdisciplinaridade e interculturalidade da Gastronomia”. Reforça a professora Ana Carla, docente da disciplina Eventos na FBB.

Estiveram presentes no evento Tairine Ceuta, influenciadora digital do segmento Gastronomia, criadora e apresentadora do programa @comsabor da TV Aratu e Thais Honória – Influenciadora digital do segmento de vida saudável e representante da empresa Jambô Alimentos.

“A educação verdadeiramente transforma…” declara Patrícia Andrade em postagem na sua rede social, sobre sua participação no evento dos alunos da FBB. Ainda na sua postagem ela destaca “… espero ter contribuído para fechar esse ciclo de vocês com chave de ouro! Que a Charcuterie seja mais um novo ponto de partida para vocês, para novos conhecimentos, oportunidades e experiências”!

Saiba mais sobre Charcutaria:

Charcutaria é uma palavra que deriva de sua origem francesa “Charcuterie“, que oriunda de carne(chair) e cozido(cuit) e denominava, no século XV, as lojas de produtos de porco e miúdos de diferentes animais. Frequente e erroneamente a charcutaria é ligada exclusivamente à produção de linguiças e/ou exclusivamente ao trato da carne de porco, mas a contextualização correta remete ao preparo, originalmente para fins de preservação, seja por métodos de salga, conservação, cura, fermentação, cozimento, desidratação, defumação ou até mesmo vários desses métodos juntos, de qualquer tipo de carne, como aves, peixes, bovinos, suínos e qualquer carne de caça. Dentre os diversos produtos, podemos citar os presuntos, salames, terrines, patês, mortadela, pastrame, copa, bacon, salsichas, linguiças, carne de sol, todas as carnes preservadas com sal, na gordura(confit), defumadas e etc.

 

Fonte: charcutaria.org