Os cursos de graduação são indispensáveis para quem deseja prosseguir com uma carreira profissional bem sucedida. Aqui no Brasil, existem diversas opções de instituições que oferecem esse tipo de curso, bem como diversas outras especializações.

Não importa a idade: qualquer pessoa pode fazer cursos de graduação, desde que tenha encerrado o ensino médio. Há diversas formas de ingressar: com vestibular da própria universidade ou através de políticas públicas, como o ENEM e o FIES.

Acontece que muitos estudantes, que estão saindo do ensino médio, ainda tem diversas dúvidas sobre isto. Não só sobre qual especialização escolher, mas também como funcionam os cursos de graduação.

Dessa forma, este artigo pretende explicar o que são e como escolher um curso que realmente valha a pena.

O que são os cursos de graduação?

cursos de graduação

Os cursos de graduação fazem parte de um método educacional que teve início na França. Funciona como um terceiro grau, que vem depois do ensino fundamental e médio. Sua titulação é a primeira que uma pessoa pode receber a nível universitário.

Aqui no Brasil, os cursos de graduação fazem parte da formação profissional de uma pessoa. Está relacionado diretamente ao ensino técnico, profissionalizante e científico.

Quem faz um dos cursos de graduação disponíveis no país desenvolve capacidades específicas da área de trabalho que escolheu. Assim que o estudante recebe o diploma, ele está pronto para trabalhar na profissão onde escolheu se especializar

Por outro lado, se quiser continuar estudando, é possível a escolha entre duas opções: realizar um curso latu sensu, que se refere ao aperfeiçoamento do seu conhecimento na área já cursada (ao que se chama, normalmente, de pós graduação) ou fazer um curso stricto sensu, que amplia o conhecimento dentro da área estudada, e que é conhecida como mestrado ou doutorado. Além de tudo isso, esses cursos podem ser definidos em 3 áreas distintas.

Vamos falar sobre elas no próximo tópico.

 

As 3 definições dos cursos de graduação

cursos de graduação

Essas definições variam de acordo com o grau acadêmico e a especialidade desejada. Abaixo, você saberá quais são elas e quais são as suas definições.

 

Se estiver no processo de escolha do rumo a seguir dentro dos cursos de graduação, esta é uma informação super importante:

O bacharelado geralmente é escolhido por quem quer alcançar melhores posições no mercado de trabalho.

Desta forma, o estudante se torna mais apto a se desenvolver no mercado de trabalho, tendo melhores chances de fazer uma carreira bem sucedida na área escolhida. Quem opta pelo bacharelado estuda entre 2 a 6 anos.

Já a licenciatura é o tipo de graduação que forma professores. Quem se gradua nesse tipo de curso desenvolve as habilidades para dar aulas em qualquer nível de ensino. Ou seja, se quiser ser professor de ensino fundamental até universitário, é preciso ter a licenciatura.

Por fim, a graduação em tecnologia oferece uma formação mais célere, já que sua carga horária é bastante reduzida.

Quem se forma tecnólogo recebe a licença para trabalhar em setores bastante específicos. É mais indicado para quem quer atuar no mercado de trabalho de forma mais incisiva, pois esse curso oferece melhor qualificação em empresas.

Como escolher uma boa graduação?

Os cursos de graduação são a grande dúvida de quem precisa começar seus passos na universidade. É normal pensar sobre o futuro profissional depois de formado. Será que, com o diploma, se consegue um bom emprego? Esse é apenas um exemplo.

Portanto, a melhor coisa a fazer é escolher uma boa graduação. Mas, como fazer isso?

Dessa forma, para ajudar você, leitor, a escolher os melhores cursos de graduação, segue algumas dicas simples, mas totalmente funcionais para fazer a melhor opção:

  • Conheça as suas habilidades: pare e pense sobre quais são as suas habilidades pessoais. Com isso, você consegue identificar a sua área de interesse e ficará muito mais fácil escolher o seu curso.
  • Use os testes vocacionais: esses testes são ótimos para quem está inseguro sobre qual carreira seguir. Ele ajuda você a saber quais são as suas aptidões e te dá maior poder de decisão para escolher a graduação certa.
  • Olhe as grades curriculares: Tendo já em mente algum curso que deseje fazer, procure as grades curriculares dele para ter certeza do que vai encontrar na faculdade.

    Os cursos de graduação da FBB possuem a excelência que você precisa. Ainda está em dúvida sobre onde fazer a sua faculdade?

Então, conhecça a FBB, basta clicar aqui e solicite seu atendimento!

Receba Conteúdos como esse no seu email

Curta a Nossa Página

Inscreva-se em Nosso Canal

Receba Conteúdos em seu email