BACHARELADO EM ENFERMAGEM

 

O curso de Enfermagem da Faculdade Batista Brasileira (FBB) proporciona aos alunos uma formação prática, realista, cidadã e solidária com as necessidades do meio, de preparar profissionais pensantes, críticos, competentes, éticos, reflexivos e criativos, realizando a sua essência, por meio do ensino, pesquisa e extensão, por interferência regional e nacional, pelo currículo flexível que permite eleger, reformular e ampliar a formação do profissional egresso delineado.

COORDENAÇÃO

CARINA ESTRELA MOITA

 

Mestranda em Educação; Voluntária do Grupo Vida da Universidade Federal da Bahia; Especialista em Auditoria em Enfermagem; Especialista em Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia; Especialista em Enfermagem em Neonatologia e Pediatria; Graduada em Enfermagem. Possui 19 anos de experiência profissional nas diferentes áreas de atuação da Enfermagem: assistência, administração, gestão e acadêmica. Na assistência atuou na área hospitalar, atenção primária e em medicina alternativa. Na área da docência, atua há 14 anos em cursos de graduação em Enfermagem, pós-graduação em Enfermagem Ginecológica e Obstétrica e Enfermagem em Urgência e Emergência, e gestão de ambos os cursos.  Na graduação, ministra as disciplinas de Sistematização da Assistência de Enfermagem, Saúde Coletiva, Saúde da Família, Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde da Mulher, Enfermagem Ginecológica e Obstétrica, Enfermagem Neonatológica e Pediátrica; além da atuação ministrando e supervisionando disciplinas práticas e de estágios.

 

Fale com a coordenação

E-mail: carina.estrela@fbb.br
Telefone: 3505-3466

Modalidade: Presencial

Regime de Matrícula: Semestral

Turnos de funcionamento:  Noturno

Duração: Mínimo de 5 (cinco) anos.

 


O Bacharelado em Enfermagem

O Curso propõe uma educação capaz de promover situações de ensino e aprendizagem com foco na construção de conhecimentos e no desenvolvimento de habilidades e competências. Nessa perspectiva, incorpora na realização das situações de ensino e vivências acadêmicas, abordagens que busquem:

  • O desenvolvimento curricular contextualizado e circunstanciado;
  • A busca da unidade entre teoria e prática;
  • A integração entre ensino, pesquisa e extensão;
  • A interdisciplinaridade;
  • A construção permanente da qualidade de ensino.

O Curso está implantado na consciência do compromisso dos alunos e dos professores com as atividades de extensão e investigação científica por meio da criação de núcleos de extensão e pesquisa, promoção de seminários e eventos na área de saúde, abordando as questões sociais relacionadas à saúde, principalmente no que tange a prevenção de agravos e promoção da saúde, conforme prioriza o Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de melhoria da qualidade de vida.

Questões relativas à acessibilidade e interseccionalidade são inseridas no conteúdo acadêmico de diversas disciplinas instigando o aluno ao pensamento crítico às questões de inclusão social, gênero, raça, idade, sexualidade, entre outros, os quais perpassam pelo mundo acadêmico e social.

O curso de graduação em Enfermagem da FBB dedica-se à formação de enfermeiros (as) com capacidade de atuar profissionalmente respeitando os princípios da universalidade, integralidade, equidade, solidariedade e hierarquização que norteiam o SUS do país.

A filosofia do Curso está pautada no valor do cuidado ao ser humano, em sua dignidade e integralidade; no conhecimento científico; na construção de competências e habilidades, subsidiadas pela ética, em prol da prática profissional reflexiva, crítica e transformadora.

O principal diferencial do Curso de Enfermagem da FBB é a atuação dos ingressantes na profissão desde o primeiro semestre, por meio do Projeto de Extensão Vivência Profissional, no qual o estudante tem a oportunidade de vivenciar a profissão nas diferentes áreas de atuação da Enfermagem nos três níveis de atenção à saúde. Além de contar com uma excelente qualidade de ensino; docentes competentes, qualificados e atuantes na profissão; laboratórios de saúde equipados com material de última geração; laboratório de informática; aulas práticas, excelentes campos de estágios.

Espera-se que o egresso de enfermagem da FBB esteja apto a desenvolver ações em todas as fases do processo saúde-doença, nos níveis individual, familiar e coletivo, expressando conhecimentos e habilidades; integrando os conteúdos da aprendizagem na ação; aplicando valores humanos, princípios e ideais éticos; revendo e avaliando a própria atuação.

A formação do enfermeiro na FBB compreende:

  • Competência Clínica;
  • Gerenciamento de serviços;
  • Gerenciamento de pessoas;
  • Investigação/Pesquisa;
  • Ensino/Educação em Saúde.

O Mercado do Bacharel em Enfermagem

O enfermeiro (a) é um profissional que participa do atendimento à saúde individual e coletiva, desenvolvendo os processos de trabalho: Assistir, Administrar, Ensinar, Pesquisar e Participar politicamente, nos níveis primário, secundário e terciário; atua na equipe interdisciplinar, multiprofissional e de enfermagem, visando atender o ser humano na sua integralidade; deve ter competência técnico-científica e atitude crítica, favorecidas por uma formação geral que considera a situação econômica, social, política e cultural do país e o perfil sanitário e epidemiológico de sua região.

Desta forma, o egresso terá como áreas de atuação: hospitais gerais e especializados, clínicas, consultórios, unidades básicas de saúde, escolas, creches, instituições de longa permanência de idosos, centros de reabilitação, centros comunitários, empresas, indústrias e assistência domiciliar, além de atuar na área de pesquisa, de formação de recursos humanos na enfermagem e desenvolvimento de tecnologia e empreendedorismo.